História do Pilates

O Pilates é hoje consagrado no mundo como o mais eficiente e poderoso método de reabilitação e condicionamento físico. É importante saber como surgiu e quem o criou para entender os benefícios que sua prática pode acrescentar à sua saúde e qualidade de vida.

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1883, e foi uma criança frágil, asmática, raquítica, sofrendo ainda de febre reumática. Determinado a melhorar sua condição física, dedicou-se aos estudos e tornou-se praticante de atividades como esqui, circo, ginástica e boxe.

Nesse período, passou a desenvolver técnicas sobre exercício físico e saúde, mesclando yoga, acrobacias e condicionamento físico. Ele buscava o equilíbrio entre corpo e mente. Passou os anos da Primeira Guerra Mundial num campo de concentração na Inglaterra, onde desenvolveu suas idéias sobre aptidão física. Com as molas das camas, criou equipamentos para reabilitar seus colegas, tonificando seus músculos. Surgiram nessa ocasião o cadillac, a chair e o reformer. Desenvolveu também técnicas respiratórias para superar a asma. Seu conceito de exercícios ganhou o nome de “Contrologia”.

Depois de ter regressado à Alemanha, migrou para os Estados Unidos. Casou-se então com a enfermeira Anna Clara Zuener, com quem fundou um studio em Nova Iorque. 

Seu método foi descoberto por renomados coreógrafos e bailarinos, que visavam desenvolver força e postura, além de buscar a reabilitação. Os exercícios tem muitas referências ao balé clássico. Seu studio passou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Manteve seu corpo em forma durante toda a vida. 

Era um instrutor rígido e comprometido com sua filosofia. Ensinou e treinou milhares de celebridades, atores, escritores, membros da realeza e alta sociedade americana. Faleceu aos 83 anos, não teve filhos com Clara, mas transmitiu seu método e segredos a seguidores e discípulos, entre eles Romana Kryzanowka. Ela trabalhou seguindo os princípios da Contrologia desde os anos 1940, e foi nomeada diretora do studio, responsável por perpetuar a técnica criada por Joseph Pilates.